Hortolândia/Embu-Guaçu SP

Hortolândia SP.

Os primeiros capítulos da história de Hortolândia têm início entre os séculos XVIII e XIX, com o cultivo de café e algodão nas terras que, à época, eram conhecidas como bairro Jacuba. O nome, que em tupi-guarani significa “água quente” (y-acub), baseia-se em um pirão feito com farinha de mandioca, cachaça, açúcar e mel, muito apreciado por viajantes que passavam pela região

Em 1872, com a inauguração da estação ferroviária de Campinas, o local passa a integrar o caminho dos trens. A Estação Jacuba só vem depois, sendo instalado em 1917, exatamente onde funcionava desde 1896 o ponto telegráfico.

Em 1947, surge o primeiro loteamento, o Parque Hortolândia, pertencente a João Hortolândia. O empreendimento começa a trazer urbanização para o que viria a ser a cidade.

Em 1953, o vilarejo Jacuba é alçado a distrito do município de Sumaré. O nome Hortolândia é adotado apenas em 1958.

Embu-Guaçu SP.

Ilha de Itararé foi o primeiro nome dado à região, pois se julgou que esta era uma grande ilha fluvial, tal a quantidade de rios. Depois veio a denominação M’Boi Guaçu e finalmente Embu Guaçu que na língua tupi-guarani quer dizer cobra grande, também numa alusão à quantidade de longos rios que cortam a área.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *